Powered By Blogger

Tradutor

domingo, 10 de janeiro de 2016

ÂNIMO EM MEIO A CRISE

“Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei o orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela.” (Jr. 29:7)

A mídia especializada e os profetas econômicos de plantão apontam para um 2016 com alta da inflação, contração do PIB, alta do desemprego, enfim, de absoluta crise. E não só no âmbito da economia, mas também no cenário político, com a operação lava-jato, ameaça de impeachment da Presidente da República e os vários casos de corrupção em todos os escalões governamentais. Sobrou até para o nosso "esporte bretão" com os escândalos revelados na FIFA e CBF... Diante de expectativas tão sombrias, qual deve ser o posicionamento dos servos de Deus?
Podemos tirar lições maravilhosas da carta escrita pelo profeta Jeremias aos exilados judeus na Babilônia, preparando-os para 70 anos de exílio em Jeremias 29. Nos versículos 5 a 7, Deus dá instruções para o povo exilado viver, desfrutar e prosperar no exílio. Ali também os judeus deveriam interceder pela terra, pelo povo, e lutar pela prosperidade. O povo deveria viver intensamente apesar das circunstâncias. Eles estavam sobre forte pressão do governo, e numa situação desta, o normal é deixar o desanimo tomar conta do coração. Mas a ordem de Deus foi para que o povo tomasse uma atitude.
Devemos nos posicionar em relação a nossa pátria de acordo com essa Palavra. É evidente que os fatos e as constatações nos levam a fazer declarações contrárias ao governo em exercício. É lícito e uma garantia constitucional o direito de expormos nossas opiniões. Mas não podemos esquecer nossa responsabilidade espiritual, de interceder pelas autoridades e pela nossa população.
Por outro lado, se as más notícias nos desanimam quanto a vida profissional, o Senhor nos exorta a trabalharmos pela prosperidade da terra. Nossa responsabilidade como cidadãos é continuar produzindo, porque do sucesso do Brasil depende o nosso sucesso pessoal.
Lembremos das palavras de Jesus: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal" - Jo 17:15. Não estaremos isentos dos efeitos da crise, mas devemos crer nos livramentos que o Senhor já nos tem preparado.
Nas palavras de Jeremias Deus fala de paz, futuro e esperança. Em meio a crise isso parece contraditório, mas prova que Ele está no controle de todas as coisas. Temos que ter consciência que a vida continua e não podemos deixar de viver. Certamente não existirão soluções fáceis, mas nos voltando de todo coração ao Senhor, encontraremos o caminho da verdadeira prosperidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário