Powered By Blogger

Tradutor

domingo, 24 de janeiro de 2016

POR QUE DEVEMOS ORAR PELAS AUTORIDADES?

"Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." - 1 Timóteo 2:1-4

É interessante como o apóstolo Paulo adverte que "antes de tudo" oremos pelas autoridades constituídas. Infelizmente o evangelho pregado em muitas igrejas valoriza uma intercessão egocêntrica, que prioriza as orações por si mesmo. Esse é um dos efeitos perversos da chamada "teologia da prosperidade", que leva ao entorpecimento da consciência cristã e desvia os crentes do correto foco bíblico.
Ainda segundo o texto, devemos orar não só de uma, mas de diversas maneiras pelas autoridades. Devemos suplicar, ou seja, pedir com insistência, perseverança e fé na vontade do Senhor. Orar significa conversar regularmente com Deus, é uma prática diária, pelo que não podemos ser inconstantes. Precisamos ainda interceder, nos colocar no lugar do outro e tentar conhecer suas necessidades e dificuldades.
Por último devemos render ações de graças por nossas autoridades. Tenho certeza de que cada leitor pensou: "É impossível agradecer a Deus pelos políticos que temos no Brasil!".  Mas podemos agradecer ao Senhor pelos bons políticos (ainda que sejam escassos!) e por atitudes isoladas que tenham gerado efeito positivo a nossa sociedade. Certamente será muito melhor do que ficarmos apenas reclamando e nos desanimando pensando não haver saída para a crise instaurada.
Os objetivos de nossa intercessão também estão claros no texto: uma vida tranquila, sossegada, de piedade e honestidade, que conduza mais pessoas a serem salvas e libertas. Sossego e tranquilidade aqui não significam uma vida de “sombra e água fresca”, mas sim segurança. E ela não está nas mãos de governantes ou políticos, mas nos joelhos da Igreja! Oremos para que Deus nos livre de todo clima de insegurança e medo!
Por outro lado, devemos atentar as diversas tentativas parlamentares de evitar que vivamos em piedade agradando a Deus. São propostas sutis e capciosas de tolher nossa liberdade religiosa e de institucionalizar comportamentos contrários a Bíblia. Se não clamarmos hoje, talvez as próximas gerações não possam praticar nossa fé em público, ou viver uma vida de santidade segundo a Palavra de Deus. Devemos orar pelas autoridades se quisermos que nossos filhos tenham liberdade de viver sua fé em Cristo.
Um último alerta importante: quando deixamos de orar pelas autoridades estamos comprometendo o avanço do evangelho e, por consequência, a conversão de almas a Jesus. Iniciativas evangelísticas bem planejadas, às vezes com grande aporte de recursos, podem  não alcançar o sucesso previsto pela falta de intercessão pelas autoridades. Devemos orar por elas, sem olhar para as cores partidárias, pois para isso fomos chamados por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário